Falando de Missão Integral...

Se você não conseguiu pensar em nada ou se viajou um pouco e ficou meio confuso não tem problema! Vamos juntos tentar entender um pouco mais sobre esse assunto.
Chamamos de MISSÃO (traduzindo ao pé da letra) o ato de enviar ou de ser enviado; e INTEGRAL algo completo, total, inteiro. Se juntarmos esses dois termos, ainda assim ficaria algo difícil se entender.


Para clarear um pouco as idéias, achei um trecho do livro A CABANA de Willie P. em que Jesus fala para o personagem principal o que Ele queria dele:
“Não quero ser o primeiro da lista de valores. Quero estar no centro de tudo. Quando vivo em você, podemos viver juntos tudo o que acontece com você. Em vez de uma pirâmide, quero ser o centro de um móbile, onde tudo em sua vida - seus amigos, sua família, seu trabalho, os pensamentos, as atividades - esteja ligado a mim, mas se movimente ao vento, para dentro e para fora, para trás e para frente, numa incrível dança do ser...”

Nesse contexto, podemos entender Missão Integral da forma mais pura e simples possível. Fica claro que o ponto crucial é que todo o nosso modo de viver, somado ao nosso cotidiano, pensamentos e tantos afazeres seja para a glória de Deus entende? Sem que hajam divisões, Ele quer interagir de forma plena e completa, na nossa vida plena e completamente.

Já se pegou separando certas situações em quais Deus parecia estar com você, e outras não? Ou melhor, já deixou de levar para Deus algum ‘probleminha’ de propósito, por que tinha dúvidas se era a vontade dEle ou não? Eu já! E como o esperado, eu me dei mal...

Hoje eu sei que onde eu for, onde estiver, quando e em qualquer circunstância tenho em mãos uma missão: viver o reino de Deus! Chegou um momento que percebi que viver os valores desse tal reino ( amor, justiça, mansidão...) faz tão bem que queria compartilhar e tentar fazer com que todos fossem contagiados por esses valores, e adotá-los como um real estilo de vida.

Quando o Reino de Deus entra em todas as áreas da vida (relacionamentos, trabalho, política, lazer, estudo etc...) e não somente na “vida espiritual”, podemos dizer que isso é missão integral.


Sabe, parece que nós escolhemos as áreas que Deus deve assumir em nossa vida. Ele será o Senhor da nossa família, e dos nossos amigos, mas não será o Senhor do nosso dinheiro, nem dos nossos bens materiais. Seria errado se eu chamasse isso de ‘missão parcial’?

Ah! Eu podia citar exemplos e exemplos, te fazer milhões de perguntas para você refletir, e citar alguns versículos que ilustrem o que seria Missão Integral. Mas cara, acho que só vivendo mesmo para entender o verdadeiro significado.

Te desafio a examinar a sua vida, e observar desde os mais simples detalhes até os mais complexos como você tem vivido. Sem mentir para si mesmo, se pergunte se a correria dos seus dias, seus pensamentos, planos e sonhos estão apontando para o Reino de Deus. Se pergunte se tudo faz sentido por que a vontade de Deus está sendo estabelecida, ou por que sei lá...você está vivendo por viver, sem um propósito de vida.

Lembre-se em Cristo todas as coisas se completam. Isso mesmo,, TODAS AS COISAS! Ele quer nos libertar de tudo o que nos aprisiona, Ele é nosso exemplo, Ele inaugurou o Reino de Deus e nos ensinou como vivê-lo em todas as áreas da vida humana. Ele viveu um tipo de missão especial, uma missão integral.

E que enfim, a sua visão de MISSÃO seja INTEGRAL e que o Espírito Santo te guie nesse caminho.


Andréia Coutinho

Um comentário:

  1. A missão integral parte do pressuposto que nossa vida está sob seu controle absoluto. Não há missão integral sem vida integral. As pessoas gostam do chavão, dos títulos, das embalagens, mas qualquer distração é suficiente para fazê-las mudar de rumo. Isso é patético.

    ResponderExcluir